quinta-feira, 20 de outubro de 2016

CELLOS ROCK









O mais antigo festival de música da cidade

CELLOS ROCK 2016 - 18 & 19 NOV - CCOB • BARCELOS

Em 2014, o festival CELLOS ROCK mudou-se para uma nova casa, apresentando uma aposta no melhor da nova música moderna portuguesa, num line-up 100% nacional, esgotando por completo os dois dias do festival.

Em 2015, nesta mesma nova casa, e pelo segundo ano consecutivo, o feito repetiu-se, esgotando em uma edição de sucesso. Artistas como B Fachada, Pega Monstro, Norberto Lobo, Glockenwise, Gala Drop, Sensible Soccers, Sequin e Duquesa, entre outros, levaram em duas edições mais de um milhar de pessoas ao auditório do Círculo Católico de Operário de Barcelos (CCOB), espaço que voltará a acolher em 2016 o mais antigo festival de música de Barcelos.

A 18 & 19 de novembro, sexta e sábado, respetivamente, Barcelos receberá melhor da nova música moderna portuguesa e as primeiras confirmações para a edição de 2016 já são conhecidas. O duo composto por Tó Trips (Dead Combo) e João Doce (Wraygunn) e os hipnóticos HHY & The Macumbas prometem contribuir para agitar a cidade do Cávado. João Doce conheceu Tó Trips em 2004, na tour dos Wraygunn. Nasceu ali uma forte amizade, tendo a Praia de Esmoriz como ponto unificador. Primeiro porque João Doce fez daquela cidade a Norte a sua casa; depois porque Tó Trips encontra ali regularmente um local perfeito para retemperar forças. Um dia, na Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho - local lindíssimo e bucólico - surgiu a ideia de fazerem algo juntos. O plano inicial era simples: o Tó na guitarra, o João Doce na percussão. Sumba o disco de estreia, nasce assim desta necessidade criativa de dois músicos talentosos que, acima de tudo, são amigos. É um exercício livre, espontâneo, experimental e tribalista que nos apresentarão na noite de 19 de novembro.

Um dia antes, a 18 de novembro, será a vez de tribalismo de HHY & The Macumbas enfeitiçar as centenas de pessoas que rumarão a Barcelos. Percussão, sopro, eco, vibração e ressonância, injetados no sangue elétrico que circula pela mesa de mistura. Ensemble de configuração variável, dirigida pelo ilustre Jonathan Uliel Saldanha, tem vindo a apresentar desde 2009 séries de operações sónicas, juntando os ataques de sopros com a pulsação percussiva, numa máquina elétrica infernal que usa as estratégias do Dub para desvendar o espectro sonoro e os ritmos da selva mental.

Mais nomes serão anunciados nos próximos dias. O preço dos bilhetes, assim como locais de venda, será avançado em breve. O festival Cellos Rock é uma organização da Associação Rock Na Barragem, com apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Casa da Juventude, e produção da promotora covilhete na mão. A curadoria artística está pelo quinto ano consecutivo a cargo de Ilídio Marques, jornalista, programador e promotor cultural natural de Barcelos. A conceção gráfica está, também pelo quinto ano consecutivo, a cargo do ilustrador local Bruno Albuquerque.

Sem comentários: