segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PORTUGAL NO EUROSONIC













Esta é já a 31.ª edição do Eurosonic Noorderslag, um dos maiores festivais profissionais de música do mundo, que se prepara agora para destacar Portugal e a indústria musical nacional numa ação que foi, durante meses, organizada em cooperação com a plataforma WHY Portugal.

Nuno Saraiva, representante da plataforma de internacionalização WHY Portugal garante que “ser o país em foco no Eurosonic Noorderslag 2017 é a melhor oportunidade de conetar a música que se faz em Portugal com outros mercados internacionais, mostrando a grande panóplia de estilos e géneros musicas que se têm vindo a fazer nos últimos anos a uma audiência muito mais vasta."

Já Peter Smidt, o diretor artístico do Eurosonic Noorderslag, considera a presença portuguesa nesta edição do Festival como essencial já que "Portugal tem muito para oferecer à Europa e ao mundo. Não só tem um grande e interessante número de novos artistas, como uma cultura festivaleira que oferece imensas oportunidades."

O Eurosonic Noorderslag terá lugar na cidade de Groningen, Holanda, de 11 a 14 de janeiro de 2017. O evento destaca cada ano um país diferente, como forma de dar a conhecer a diversidade de talento musical a toda a Europa.

Artistas portugueses no Eurosonic Noorderslag 2017
Batida apresenta The Almost Perfect DJ é o mais recente projeto a ser confirmado na comitiva de artistas que irá representar a indústria musical portuguesa em janeiro de 2017 na Holanda. O projeto de Pedro Coquenão é assim o nome que encerra a lista de 21 artistas portugueses que vão atuar no Eurosonic Noorderslag 2017:
:papercutz - Batida apresenta The Almost Perfect DJ - Best Youth - DJ Firmeza- Dj Ride - First - Breath After Coma - Gisela João - Glockenwise - Holy Nothing - Marta Ren & the Groovelvets -  Memória de Peixe - Moonshiners - NEEV - Noiserv - Octa Push - Rodrigo Leão - Sam Alone and the Gravediggers - The Gift - The Happy Mess - Throes + The Shine - We Bless This Mess
 
Batida apresenta:
The Almost Perfect DJ*
Ficou provado que a habilidade mais apreciada num DJ é manter seu braço levantado tanto quanto ele pode e que normalmente corresponde a apreciação sob a forma de ruído. O objetivo deste desempenho é avaliar o limite de apreciação alcançado por este exercício. Quanto podemos celebrar um braço levantado? Por repetição, mais de 60 minutos, o efeito colateral pode ser uma desassociação total entre o gesto e qualquer demonstração de afeto da plateia.

* É possível ouvir um grande número de faixas indetetáveis no Shazaam, principalmente de produções próprias, inéditas e favoritas. Algumas delas vão esvaziar o dancefloor e outras vão surpreendê-lo para sempre. Quase. Nalguns momentos não haverá muito para ver para que se possa concentrar na música e, eventualmente, dançar como se nada de mais importante houvesse para fazer num DJ set.

Programa dedicado a Portugal
O foco dedicado a Portugal, além dos artistas confirmados, é alargado à conferência profissional Eurosonic Noorderslag.

Além da existência de um Portugal Lounge com apoio da aicep Portugal Global que pretende reunir os profissionais envolvidos nesta missão, funcionando como ponto de encontro para desenvolvimento de negócios e parcerias, a plataforma WHY Portugal irá apresentar, também, os seguintes painéis:
 
WHY Portugal: Country Focus Panel
(www.eurosonic-noorderslag.nl/en/conference/panels/panel/why-portugal-country-focus-panel/)
Um painel dedicado a Portugal como o local ideal para a criação e expansão de novos talentos no mundo da música. Com: David Ferreira (RTP), Pedro Coquenão (Batida), Márcio Laranjeira (Lovers & Lollypops). Moderado por: Rui Miguel Abreu.

WHY Portugal: Land of Festivals
(www.eurosonic-noorderslag.nl/en/conference/panels/panel/why-portugal-land-of-festivals/)
Um painel focado na cultura dos Festivais de Música em Portugal. Num país com uma população de 11 milhões de habitantes, existem mais de 3 milhões de festivaleiros e 400 festivais de música. Um país rico em festivais de todos os tamanhos e géneros musicais. Com: Ricardo Bramão (APORFEST), Vanessa Careta (Música no Coração), José Eduardo Martins (Ritmos). Moderador: Vitor Belanciano (Público).

Sem comentários: