sexta-feira, 24 de março de 2017

FAST EDDIE NELSON E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA




















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Hoje um homem do rock. Oriundo da cidade do Barreiro, Fast Eddie Nelson, começou a escrever, gravar e editar música no início dos anos 90. Tendo integrado projectos como Gasoline, The Sullens, Los Santeros, Big River Johnson e Fast Eddie & the Riverside Monkeys, tem editado os últimos trabalhos em nome individual

"Meus amigos. Não me vou alongar muito nestas palavras mas algumas coisas urgem ser ditas.

Eu sou suspeito no que diz respeito a rádios universitárias porque sou um fã confesso das mesmas. E sou-o porque o grande motor da maior parte da programação das rádios universitárias é a paixão. A paixão à música, a paixão ao debate sincero de ideias, a paixão à paixão de fazer rádio.

No entanto, no panorama nacional de rádios universitárias, sou obrigado a destacar um programa. Chama-se Santos da Casa e tem emissão regular na RUC – Rádio Universitária de Coimbra. Destaco não só pela longevidade, o que só por si é uma prova extraordinária de empenho e persistência, mas pelo compromisso à divulgação da música que se faz no nosso pequeno rectângulo sem condicionantes nenhumas para além do gosto pela música.

Porque nesta coisa das artes meus amigos, os santos da casa é que fazem os milagres."   

Fast Eddie Nelson

Sem comentários: