segunda-feira, 22 de maio de 2017

EVOLS COM NOVO SINGLE











Father Death é o nome do novo single dos Evols que antecipa o terceiro disco do colectivo de Vila do Conde. O tema parte do poema de Allen Ginsberg "Father Death Blues", aqui reinventado pelo balanço entre a secção rítmica com poderes ilimitados e o renovado culto pelas guitarras, herdeiras profanas da música psicadélica.

Composto, gravado e misturado pela própria banda, Father Death contou com a masterização de Joe Lambert e apresenta-se em vídeo pelo olhar de Carlos Lobo. O disco novo chegará ao mercado no segundo semestre de 2017, mas até lá vão ser várias as oportunidades de ver o quinteto ao vivo. A primeira é já em Junho, em mais uma edição do NOS Primavera Sound, no Porto.

A morte é a única certeza que existe. Quem somos, de onde vimos, para onde vamos, todas essas questões são respondidas de formas distintas por todos os povos do mundo. Mas em todos eles está presente essa ideia de morte – apenas morte, se início ou finalidade, depois se decidirá. No seu novo single, os Evols cantam-na sem essa decisão tomada, e cantam-na não de forma melancólica, mas com a paz de espírito da certeza. As guitarras rangem em fuzz e anunciam o verão por vir, o ritmo faz-se e quer-se suave, com finas camada de areia melódica por onde tudo o resto caminha. Não parem para pensar na morte; limitem-se a viver a vida.

Formados em 2008 por França Gomes, Carlos Lobo e Vítor Santos, os Evols editaram dois álbuns, "I" e "II", o primeiro ainda na formação original. O segundo, em 2015, já com Jorge Queijo (Torto / Os Príncipes / Ensemble Gamelão) e Rafael Ferreira(Glockenwise).

O currículo da banda inclui também colaboração com o artistas visuais, como Pedro Maia (p.ma), bem como a construção de bandas sonoras para os filmes do realizador experimental norte-americano Robert Todd.
 

Sem comentários: