segunda-feira, 22 de maio de 2017

PRANA A PREPARAR NOVO DISCO














"Não Te Dás a Ninguém’ avança a chegada do terceiro álbum de originais dos PRANA que sucede o ‘Amor e Outros Azares’. O tema retrata o antagonismo entre atração e fatalidade, onde a banda tenta jogar com conceitos muitas vezes distantes como o rock e a eletrónica ‘É uma metáfora que descreve aquelas situações em que vemos 'perigo' escrito em todo o lado, mas não conseguimos não seguir. Um braço de ferro e de seda, da sedução.’ A tensão musical manifesta-se numa toada vibrante, em jeito de coro, com um crescente rítmico marcado por uma guitarra hiperativa que encontra na bateria, com tonalidades mais eletrónicas, o seu circuito energético. ‘Se não me queres o que queres de mim’ exprime toda a matéria e energia da música. Os PRANA percorrem também um novo universo, novas formas de vida, onde buscam unificar o cinema e a música.

O tema vem acompanhado de um videoclipe ilustrativo com a estética de neo noir. Se por um lado exploram os recursos de iluminação destacando aspetos das personagens e alimentando a tensão no espectador, por outro, através de uma aparente ação arbitrária, tem o poder de estabelecer a relação entre as personagens e as suas ruturas. A letra dita o mote para este tipo de estética debruçando-se sobre uma temática mundana de protagonistas arruinados pelo fatalismo e pela injustiça quotidiana.

O videoclipe foi produzido pela equipa de Ricardo Leite, que entre outros trabalhos, adaptou com sucesso a narrativa de Zink, ‘A Instalação do Medo’, para a grande tela. A curta-metragem foi galardoada pela Academia Portuguesa de Cinema, com o prémio Sophia 2016 que esteve em exibição em vários festivais de cinema no país e no estrangeiro, como por exemplo, no Berlin Student Film Festival (março), e estará também no Short Film Corner em Cannes, em maio.


Sem comentários: